Página inicial

Encerradas as incrições para mentoria

Refletindo sobre os próximos passos

Antes de tudo, preciso agradecer a todo mundo que se candidatou para as vagas de mentoria. Quando eu anunciei no Twitter e ninguém se inscreveu, confesso que fiquei bem triste, mas decidi tentar de novo e repostar no dia seguinte e não imaginava que o resultado pudesse ser tão diferente: eram 4 vagas, e 216 pessoas se candidataram. Eu não tenho nem palavras pra agradecer. Foi muito interessante ler as respostas de todo mundo, e ao mesmo tempo impossível escolher apenas 4 pessoas para mentorar. Isso me fez refletir sobre alguns outros assuntos, mas antes de tudo, alguns números:

  • Total de aplicações: 216
  • Das quais mulheres: 30
  • Do total, mais de 55% responderam a pergunta “Qual seu objetivo com a mentoria e como acredita que eu possa te ajudar?” com menos de 10 palavras
  • Aproximadamente 70 pessoas estão procurando o primeiro emprego na área
  • Pelo menos 12 pessoas em transição de carreira

Considerando isso, as duas coisas que mais me chamaram atenção foram o baixo número de mulheres e o alto número de pessoas entrando na área. Vou falar mais já já sobre algumas ideias pra contribuir pra essas áreas.

Eu gostaria muito de ajudar todo mundo, mas é impossível oferecer mentorias individuais para esse número de pessoas. Para tentar ajudar o maior número de pessoas possível, andei pensando nas seguinte ideias e formatos complementares:

  1. Continuo achando as mentorias 1:1 nesse formato extendido extremamente valiosas, e fui absolutamente incapaz de selecionar apenas 4 pessoas, então aumentei o número de vagas para 6, mantendo o mesmo modelo que já havia divulgado (4 x 1h ao longo de 3 meses). Mas 6 pessoas de 216 ainda é um número baixíssimo…

  2. Apesar do valor desse modelo de mentoria, justamente por ter um contato mais longo com as pessoas mentoradas, exige muito tempo e dedicação das duas partes, o que dificulta aumentar o número de vagas além do que já fiz. Olhando as aplicações, tinham várias pessoas que eu gostaria de conversar e esclarecer algumas das dúvidas, mas não posso me comprometer a 4h de mentoria nesse momento. Nesses casos, minha ideia é criar uma lista de email (ou outro canal qualquer) onde vou abrir vagas semanalmente (conforme for possível) para sessões de 30min, de graça como sempre, para quem quiser.

  3. Outra vantagem do modelo acima é a facilidade de escalar. Estou conversando com outras pessoas para tentar trazer mais mentores para comunidade, e essas pessoas poderiam seguir o mesmo modelo: divulgar semanalmente sua disponibilidade para lista de pessoas interessadas.

  4. Gostaria de priorizar a ajuda para mulheres, pessoas não binárias, e outros grupos minoritários. Uma ideia é ter um grupo de prioridade para as vagas de mentoria. Esse grupo seria informado antes sobre as vagas, para terem a chance de se inscrever primeiro.

  5. A maioria das dúvidas das pessoas que estão entrando na área agora se encaixam em 2 categorias: curiosidade sobre progressão de carreira e dúvidas técnicas relacionadas a por onde começar e o que estudar. Eu acredito que esses temas são mais adequados para discussões abertas do que mentorias individuais, já que muitas pessoas tem as mesmas dúvidas. Já estamos cobrindo o primeiro tema nas lives do Carreira @ Comunida.dev e pretendo cobrir a segunda categoria também em breve, mas ainda preciso pensar sobre o formato.

  6. A última ideia é fazer umas sessões no Spaces do Twitter, para ser mais um canal pra trocar uma ideia com as pessoas que estão interessadas na mentoria para receber um feedback sobre essas ideias.

Então é isso pessoal, essas foram as ideias que eu tive pra tentar ajudar o máximo de pessoas possíveis, dentro do tempo que eu posso disponibilizar. Mas como sempre, quem tiver feedback ou sugestões é mais do que bem vindo! 🙂