Página inicial

Meu foco para 2022

um novo "tema" para a minha carreira

Escrever esse post foi bem fora da minha zona de conforto por dois motivos:

  • Há muito tempo não escrevia nada em português, então já me desculpo pelos erros de ortográfia e a dificuldade de achar o tom/formalidade certa pro texto.
  • Eu sempre segui a ideia de que só se compartilha o que já foi conquistado, então falar de objetivos futuros não é algo que costumo fazer, mas sempre foi algo que eu adimirei, então resolvi tentar. Vamos lá…

Primeiramente, é importante determinar que tipo de objetivos nos motiva. Isso é muito pessoal, mas no meu caso aprendi que funciono melhor com objetivos de médio prazo, digamos 2-5 anos. Esses objetivos geralmente são coisas bem concretas (por exemplo, um dos meus primeiros objetivos foi trabalhar no Facebook), mas que uso mais como uma direção do que um destino final (de volta ao exemplo, se em 5 anos não tivesse conseguido o emprego não teria “falhado”). A ideia de ser uma coisa simples e concreta é a clareza: isso facilita determinar se ainda estou na direção certa e analizar cada decisão do ponto de vista “isso me ajuda a consquistar <meu objetivo>?”

Olhando além dos objetivos, os primeiros 12 anos da minha carreira tiveram mais ou menos o mesmo tema: aprender o máximo possível, sempre com foco na parte técnica. Os objetivos foram mudando: trabalhar no Facebook, trabalhar com linguagens de programação, trabalhar em um compilador, etc… mas cada mudança de emprego era um passo para um lugar aonde eu sabia menos do que eu estava fazendo e consequentemente teria mais pra aprender.

A estratégia “funcionou”, eu aprendi muitas coisas, apesar de ter formado uma experiência profissional um pouco desconexa. O “problema” foi que por estar sempre 100% focado na parte técnica, outras áreas fundamentais foram negligenciadas (“soft skills”, etc). Isso teve 2 resultados:

  • O primeiro foi uma progressão de carreira mais lenta, já que não era o foco. Com essas mudanças para lugares onde eu sempre sabia menos, muitas vezes eu acabava sendo contratado em um nível mais baixo.
  • O segundo resultado foi mais sútil, a longo prazo. Comecei a sentir um certo vazio. Estava sempre tão focado em absorver o máximo de conhecimento que não sobrava tempo (ou foco) para retribuir.

Então esse é próximo “tema”: focar não só em absorver conhecimento, mas também em compartilhar. Seja isso escrevendo, aprendendo em público, mentorando, dentro do trabalho ou fora… aprender em uma nova área, pra tentar compartilhar o pouco que já aprendi até aqui.

Mas como falei, o que funciona pra mim são objetivos simples e concretos, mesmo que leve mais de um ano ou que acabe não sendo exatamente aonde vou chegar. Nesse caso, meu próximo objetivo é começar a gerenciar pessoas. Escolhi esse objetivo para me guiar na direção de:

  • Focar em relacionamentos
  • Melhorar minha comunicação
  • Pensar não só no meu crescimento individual, mas em crescer junto com as pessoas ao meu redor.

Só de pensar na responsabilidade, dá um frio na barriga… mas a ideia para esse ano é começar a me preparar, tentar dar pequenos passos nessa direção e ver aonde eu chego. 🙂